G
N
A u
Pesquisa. Ensino. Ideias
QUEM SOMOS
O GNAU (Grandes Narrativas da Arquitetura e do Urbanismo) é um site voltado para pesquisas acadêmicas, desenvolvidas pelo Professor e Arquiteto-Urbanista Fabiano Dias e alunos de IC (Iniciação Ciêntífica) das Instituições de Ensino que apoiam esse trabalho. As pesquisas em curso giram em torno do tema das Grandes Narrativas da Arquitetura e Urbanismo, desenvolvidos a partir da dissertação de mestrado do Prof. Fabiano Dias, defendida em 2014 no PPAGAU-UFES, e intitulada "O pátio jesuítico no Palácio Anchieta: narrativas tipo-morfológicas e paisagísticas na cidade de Vitória (ES)".
Da dissertação, originou-se duas hipóteses que nortearam as pesquisas sobre o antigo prédio jesuítico de São Tiago, atual Palácio Anchieta: como um prédio de arquitetura singular na história colonial da antiga Vila da Vitória, hoje cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, teve a capacidade de aglutinar em seu corpo físico e simbólico, três das Grandes Narrativas da Arquitetura e Urbanismo: A tipologia, a morfologia urbana e a paisagem?
Através desses três exemplos de Grandes Narrativas têm-se a possibilidade de contar a história urbana de Vitória, desde sua origem colonial até os dias de hoje, sendo o antigo prédio jesuítico com sua função governamental nos dias atuais, um dos mais antigos interlocutores dessas narrativas: foi construído com base em tipologias arquitetônicas jesuíticas, no séc. XVI, acompanhou e foi um dos principais indutores do crescimento urbano da antiga vila e, nesse ínterim, participou da construção da paisagem urbana da cidade de Vitória.
FOCO
PESQUISA
- Gerar conhecimento;
- Descoberta de novas inter-relações entre arquitetura, urbanismo e paisagismo;
- Estudo de arquiteturas singulares de fundamental importância histórica para a construção das cidades;
- Foco principal: cidades capixabas.
ENSINO
- Conhecimento acumulado retornando como ensino em sala de aula e para os alunos de Iniciação Científica (IC);
- Visão crítica sobre a produção arquitetônica e urbana a partir da história.
IDEIAS
- A pesquisa ensejando o ensino tem a capacidade de gerar novas ideias para pesquisas ou mesmo derivações das pesquisas em andamento, criando assim um fluxo contínuo.
JUSTIFICATIVA
"Esta pesquisa se propõe a selecionar e inter-relacionar temas históricos das disciplinas da arquitetura e do urbanismo, que no mérito desta pesquisa, denominam-se como as Grandes Narrativas da Arquitetura e do Urbanismo. Estas, de forma direta ou indireta, já trabalhadas em artigos, ensaios e dissertações anteriores , buscam atualizar os conceitos originais e históricos desses grandes temas, surgidos em meio aos debates da retomada histórica da arquitetura, apartir da metade do séc. XX.
Temas relevantes para as narrativas da arquitetura e urbanismo, enquanto disciplinas ligadas à cidade, serão trabalhadas em suas particularidades, como forma de entendimento primário de seus conceitos e, dentro do escopo da pesquisa, interligadas através do estudo de arquiteturas singulares capixabas, escolhidas pela sua importância histórica e urbana local e para a própria história urbana do Espírito Santo. Dentre as grandes narrativas de interesse desta pesquisa, têm-se as seguintes: as relações entre as similaridades e diferenças nos conceitos de lugar e espaço; as relações entre forma e função; entre os espaços públicos e privados; as formas de composição arquitetônica a partir das escalas e proporções fornecidas pela geometria; da sustentabilidade como novo discurso e narrativa histórica da arquitetura e do urbano; além dos estudos históricos da tipologia arquitetônica, da morfologia urbana e da paisagem, entre outras. (...)
Entende-se por grandes narrativas a capacidade que estes campos de pesquisa da arquitetura e urbanismo possuem, de forma integrada, de comunicar e traduzir a história da cidade, no tempo e no espaço. As narrativas seriam, nos termos de Roland Barthes, formadas por “estágios” históricos; completados então, em sua existência, por “encadeamentos”, em que a linha principal da narrativa seria alimentada por eixos verticais de acontecimentos e fatos. Estes darão, ao longo da existência da narrativa, sua significação, ou como explica o autor, “a significação não está ‘ao cabo’ na narrativa, ela a atravessa” (BARTHES in BARTHES, 1976, p. 26).
As Grandes Narrativas da Arquitetura e do Urbanismo são unificadas, portanto, em torno do que defende Rossi para a inter-relação dos fatos urbanos como base do entendimento da cidade (ROSSI, 1982, p. 114). Como narrativas, não interessam somente seus valores quantitativos, mas, tão importante quanto são seus valores qualitativos, ou seja, a origem de seus significados e como estes se relacionam e se moldam na realidade histórica de cada arquitetura e seu contexto. Como fio condutor da pesquisa, busca-se na historiografia da arquitetura - em escala local, regional e mundial - exemplares que tenham a capacidade, no tempo histórico, de agrupar em seu corpo físico as características dessas grandes narrativas. Serão estas arquiteturas, portanto, os interlocutores históricos das trasnformações urbanas expressas por estas grandes narrativas".
OBJETIVOS
A pesquisa busca entender, de forma geral, a formação conceitual dessas grandes narrativas elencadas, e outras que porventura venham a compor o escopo da mesma, e correlacioná-las em torno de arquiteturas singulares que tenham a capacidade de sintetizar as características dessas narrativas em sua própria história dentro do tecido urbano.
Para tanto, como especificidade da pesquisa, estas arquiteturas singulares serão escolhidas nas escalas e abrangências citadas anteriormente, para identificar e analisar a hipótese lançada quanto à pregnância dessas narrativas na história do urbano de suas cidades de origem.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada será um amálgama de metodologias de vários autores que estudam estas narrativas em suas particularidades, e unificadas em torno das arquiteturas estudadas. Todos os estudos e análises feitas, ao longo da pesquisa, serão notadamente empíricos, dando-se maior relevência, portanto, aos resultados qualitativos, próprios de uma pesquisa histórica e teórica, e quando necessário, levantamentos quantitativos serão mepregados para completar e enriquecer a (s) pesquisa (s) concluída (s) ou em andamento.
O estudo dos autores referenciados nesta pesquisa são de suma importância para o entendimento das grandes narrativas e como subsídio a sua correlação. Para tanto, os envolvidos na pesquisa terão um tempo específico para o estudo de autores chaves que comporão o corpo teórico de cada trabalho desenvolvido, de forma a aplicá-los como base teórica, metodologia e definição de seus estudos de caso que venham a surgir e ser analisados ao longo da pesquisa.